Carrinho de Compras

Controle de qualidade: entenda a sua importância

Descubra agora como a aplicação do controle de qualidade pode impactar a sua empresa e melhorar a qualidade dos seus produtos.

O controle de qualidade de processos é fundamental não apenas para aumentar a qualidade dos produtos, como também para elevar a durabilidade dos equipamentos e máquinas utilizados, garantindo assim a segurança dos trabalhadores e fidelizando os clientes.

Assim, é de fundamental importância para qualquer companhia. Como a sua empresa tem lidado com isso?

No Brasil, a legislação prevê que todo produto deve passar por um controle de qualidade antes de chegar ao consumidor final.

Diante dessa necessidade prevista por lei, é comum que as empresas tenham uma área focada no controle e gestão da qualidade, para garantir que todos os produtos criados sigam o mesmo padrão.

Mas o que é controle de qualidade e qual a importância disso para a empresa e para o consumidor final? Veja essas e outras respostas no conteúdo a seguir!

Boa leitura!

Controle de qualidade X Garantia da Qualidade: quais as diferenças?

Conforme especificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a garantia de qualidade está relacionada aos procedimentos da empresa em relação ao monitoramento e enquadramento no Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).

Diferentemente, o controle de qualidade é mais focado no produto, nas conformidades técnicas e normativas desde a matéria prima até o produto final.

Qual a importância do controle de qualidade?

Oferecer produtos e serviços que atendam às expectativas dos consumidores nunca foi uma vantagem competitiva para empresas que desejam ser referência no mercado, mas sim obrigação.

Já que prezar pela gestão da qualidade é fundamental não somente para satisfazer os clientes como para aumentar o volume de vendas e, consequentemente, os resultados financeiros.

Entenda, entretanto, que ter um controle de qualidade não significa excelência ou falta de erros ou falhas, que é algo quase impossível.

Mas estar sempre em conformidade com requisitos pré-estabelecidos, buscando melhorias contínuas nos processos produtivos.

Pois, manter uma qualidade e confiabilidade são elementos indispensáveis para o sucesso de qualquer empreendimento.

Como manter o controle de qualidade laboratorial?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do controle de qualidade, confira algumas dicas para garantir mais qualidade nos processos da sua empresa:

  • Faça uma análise detalhada dos processos: para ter um bom controle de qualidade é necessário conhecer a empresa por completo, incluindo todos os processos, do começo ao fim.
  • Corrija as falhas: durante a análise é normal que se perceba algumas falhas de processos. Após a identificação do problema, tome providências para corrigi-lo o quanto antes. Além disso, oriente os funcionários sobre as mudanças a serem feitas.
  • Promova a capacitação da equipe: além de valorizar o funcionário, a capacitação influencia diretamente no controle de qualidade da organização.
  • Tenha uma comunicação transparente: é importante manter um contato claro e efetivo com toda a equipe. Alinhamentos de demandas e expectativas é fundamental.
  • Busque a satisfação do cliente: identifique as necessidades e crie oportunidades para você ampliar a qualidade do trabalho da empresa.

Como fazer a implantação de um Sistema de Controle de Qualidade?

O sistema de gestão de qualidade (SGQ) é um conjunto de normas, instruções e procedimentos que visam padronizar e monitorar a produção de produtos ou prestação de serviços.

Dessa forma, devem englobar todos os níveis da empresa, sendo importante o comprometimento de todos, desde do funcionário da fábrica, até o gerente de operações.

O objetivo é garantir que os processos estejam em conformidade com as especificações e tolerâncias, seguindo o padrão de qualidade da empresa.

Os benefícios da implementação de SGQ envolvem:

  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Melhora da imagem da empresa;
  • E internamente, fortalecer a cultura organizacional.

Em uma estimativa de longo prazo, ainda há mais vantagens, como: reduzir custos e aumentar a produção.

Materiais de Controle

A utilização de produtos e equipamentos de qualidade são fatores que garantem os bons resultados da empresa. Entretanto, o desempenho dos sistemas usados deve ser medido e corrigido com regularidade.

Isso é fundamental para que os processos e resultados saiam conforme o padrão de qualidade da empresa e não haja erros de cálculos.

Controles e calibradores

Calibradores e os controles de qualidade são os materiais usados para aferir e monitorar processos.

O calibrador é para fazer ajustes de medição dos parâmetros para ter um valor mais  próximo do real.

Os materiais de controle, por sua vez, monitoram a estabilidade do sistema e avaliam a precisão e necessidade de manutenção. 

Como foi possível perceber, o controle de qualidade, diferente da garantia e gestão da qualidade, tem atuação mais técnica.

Agora que você já sabe a importância e como fazer o controle de qualidade, ofereça um produto ou serviço ainda melhor aos seus clientes utilizando os equipamentos de controle e calibração da Alpax!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *