Carrinho de Compras

Importância dos equipamentos para controle de qualidade

Saiba agora quais são os equipamentos para controle de qualidade e a melhor forma de utilizá-los na sua empresa.

Estabelecer padrões e manter o nível de qualidade nos processos de fabricação de produtos é uma forma de garantir a melhor execução possível em cada atividade. Sem contar que impacta diretamente na satisfação do consumidor final e na variação dos resultados financeiros. Mas você sabe a importância dos equipamentos para controle de qualidade nesse processo?

A utilização de equipamentos de controle e medição é cada vez mais indispensável no processo de controle de qualidade. A importância vem da precisão e rápida resposta na avaliação e monitoramento dos processos.

Então, se você quer garantir a satisfação dos seus consumidores, precisa entender sobre controle de qualidade. Acompanhe esse artigo e descubra tudo sobre esse tema.

Boa leitura!

O que é controle de qualidade?

O controle de qualidade são normas estabelecidas para definir padrões em processos de produção de produtos ou oferta de serviços. O objetivo é garantir a satisfação do consumidor e elevar os resultados da empresa.

Além do controle interno, que deve ser realizado com o auxílio de equipamentos para controle de qualidade, existem vários órgãos que regulamentam tais padrões e especificações técnicas.

O tipo de controle de qualidade mais conhecido no Brasil é a ISO 9000, que estabelece padrões internacionais de requisitos e recomendações sobre a condução de operações de gerenciamento.

Ter o selo de qualidade ISO 9000 significa que a empresa é comprometida com a qualidade dos processos, produtos e serviços, adotando as melhores estratégias para diminuir erros, garantindo o melhor resultado final na entrega.

O controle de qualidade é o compromisso corporativo na oferta de produtos sem defeitos, ideais para uso ou consumo.

Quais os tipos de controle de qualidade?

Para saber como acontece o controle de qualidade na sua área de operação, antes é preciso entender quais são esses tipos de controle.

O controle e a qualidade implementados no processo de fabricação de peças de carros devem ser diferentes da empresa que fabrica medicamentos, por exemplo. Concorda?

Tendo em vista os diferentes setores e produtos, as expectativas do produto final são diferenciadas para cada mercado. Por isso, exigem normas diferenciadas e processos únicos.

Ou seja, não existe apenas um tipo de controle de qualidade, mas vários tipos e cada um deles com suas características específicas.

Vamos destacar aqui os cinco principais tipos de controle de qualidade, confira abaixo:

1. Água

A qualidade da água utilizada na fabricação influencia diretamente nos bens e serviços. Portanto, pede um controle à parte, necessário para manter a conformidade com o padrão industrial, ambiental e de segurança, cada vez mais rigorosos.

2. Medicamentos

Os medicamentos passam por um rigoroso plano de inspeção para atender às normas específicas do segmento.

O controle é feito por etapas. A primeira para testar e validar a eficácia de cada composto; a segunda para garantir fabricação em escala, sem comprometimento do padrão.

Tudo isso é checado pela Anvisa, que deve aprovar o medicamento antes que ele seja comercializado.

3. Fabricação de produtos

É o tipo mais usado em indústrias, aplicado, principalmente, nos produtos já finalizados, a fim de garantir a qualidade antes da entrega.

O objetivo é certificar a conformidade do produto com seus requisitos de qualidade.

4. Alimentos

A criação de alimentos exige um processo longo, com várias etapas, desde a colheita ou abate, até a distribuição.

O controle, portanto, começa na matéria-prima e termina como um produto já pronto para o consumo.

Isso garante que todas as fases de produção vão operar no ritmo adequado, com mínima variação de resultado.

Importância dos equipamentos para controle de qualidade

O uso de equipamentos e aparelhos são fundamentais para melhorar e aprimorar o controle de qualidade.

Já que, muitas variáveis não podem ser analisadas e obtidas a olho nu e esses elementos de apoio ajudam a obter respostas rápidas e precisas.

Veja alguns dos aparelhos e equipamentos que contribuem para a qualidade dos produtos:

  • Balanças de pesagem e umidade;
  • Medidores de pH, condutividade, OD e íon Seletivo;
  • Espectrofotômetro;
  • Termômetro;
  • Analisadores de Ar;
  • Estufas e incubadoras;
  • Agitadores magnéticos com e sem aquecimento;
  • Freezer e ultrafreezer.

Para conhecer mais equipamentos para controle de qualidade entre em contato com a nossa equipe. A Alpax está no mercado há mais de 30 anos, fornecendo equipamentos para laboratório. Converse com quem é referência no mercado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *